quinta-feira, 30 de setembro de 2010

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Você conhece o Hebmmüler

 O Hebmmüler é um do modelo convesível do fusca de apenas 2 lugares que teve seu início de produção em 1948 pela empresa Hebmüller. Este modelo é muito raro de se encontrar e um dos mais procurados pelos colecionadores de veículos antigos. Existem muitas réplicas por ai, até mesmo no Brasil, mas a versão original, estima-se que existam somente cerca de 100 unidades. Seguem algumas imagens interessantes do Hebmüller que vocês podem conferir abaixo.
 Os Hebmüllers sendo estocado no pátio da fábrica após serem produzidos.
Símbolo da Hebmüller que era colocado na lateral do veículo.

Capa do manual do Proprietário do Hebmüller.
Imagem de um Hebmüller de 1949.
Fonte: http://paixaoporfusca.blogspot.com

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Nova aquisição

Vocês devem estar lembrados do post do Fusca do Luan que estava a venda aqui no blog. Pois é ele trocou de proprietário, mas contínua no nosso grupo. O novo proprietário é o Douglas Hoffmann (meu irmão) que ja participava do grupo, mas não tinha carro (Tava sempre de carona comigo). Como no post dizia que o veículo necessita de reparos na lataria, ja começamos a desmontagem e em breve começaremos a reforma. A idéia é deixar o "bichinho" pronto para o encontro de Marau (20 e 21 de Novembro). Vai dar trabalho, mas com trabalho e dedicação chegaremos lá.
Em breve mais fotos.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Testes Antigos

Pesquisando na internet, achei vários testes realizados pela revista Quatro Rodas na década de 70, época em que a cada 5 veículos vendidos no Brasil, 3 eram fusca. Os testes fazem um comparativo dos modelos disponíveis na época e enfatiza os diferencias entre o modelo 1300, 1500 e 1600.
Foram realizados testes em toda a linha VW daquela época. O mais interessante nestes testes são os locais por onde percorreram estes exemplares, como várias regiões do Brasil, por onde passaram por estradas quase intransitáveis. E o resultado não poderia ser outro, os modelos superaram todos os obstáculos sem maiores problemas.
Seguem abaixo as fotos das matérias dessas revistas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Novo Fusca

O designer Eduardo Oliveira, recriou em seu blog o Volkswagen Fusca, o besouro que povoou as ruas do Brasil e do mundo e que ainda sobrevive nas mãos de colecionadores e proprietários persistentes. Oliveira imaginou a volta do carrinho como um popular.
"Tentei ser fiel ao modelo clássico e com toques da versão brasileira, diferente do New Bettle que tem motor dianteiro pertence a um segmento superior, portanto, desnecessária a comparação entre os dois modelos." Disse Eduardo.
O motor imaginado por Eduardo é o de 1,4 litro da Kombi e até uma versão "pé-de-boi" com propulsor de 1,0 litro. O GTI utilizaria o 1,6 litros de Gol, Fox, Polo e Golf, assim como o aventureiro CrossFusca. O painel também teria o desenho retrô, com mostradores circulares e painel simples. Oliveira ainda cria uma versão inédita do Fusca, com quatro portas. As traseiras seriam do tipo suicida, eliminando a coluna central. O CrossFusca também é inédito e mistura elementos do CrossFox e da Saveiro Cross.

Fusca "Pé-de-boi" (Versão básica)
Fusca GTi (Bizorrão)
CrossFusca
Painel

sábado, 4 de setembro de 2010

Parceria Fusca na Foto

Gostaria de retribuir ao colega Vinicius Fonseca ,mais conhecido como AIRpower, pela colaboração que ele nos deu, ajudando a divulgar o nome de nosso grupo através de seu blog Fusca na Foto, este blog reúne uma excelente seleção de imagens, notícias e informação do mundo Aircooled. Acesse: http://fuscanafoto.blogspot.com/ e viaje pelo mundo VW aircooled.

Foto do dia

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Protesto

Sem ter o que fazer em casa numa sexta-feira à noite, comecei visitar vários sites e blogs e procurar um assunto que me despertasse interesse. Pois achei, e além de despertar meu interesse, me causou uma indignação enorme.
Embora a chamada Inspeção Veicular conta emissão de poluentes ainda não é necessária para nós, (eu digo ainda, porque louco por dinheiro do cidadão como o governo é, logo será "necessária") quero demonstrar minha indignação por um fato ocorrido em São Paulo com um Gol 82 modelo 83 de propriedade de Flavio Gomes um jornalista paulista que teve seu veículo reprovado na Inspeção.
Bem aí vocês perguntam. O que a gente tem a ver com isso????
Bem, Primeiro recomendo que vocês leiam o texto que o próprio Flavio escreveu no seu site http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/05/26/reprovado/ . Segundo, nós como proprietário de veículos antigos poderemos passar um dia por tudo que ele passou.
Ja imaginaram se a moda pega e essa Inspeção vira Lei em todo o Brasil????
Você acha justo seu veículo fabricado na década de 60, 70 ou 80 seja tratado com o mesmo rigor que um veículo novo com toda a tecnologia atual e todo o controle de emissão usado atualmente pelas montadoras????
Leia a matéria no site e tire suas próprias conclusões.

Estilos de personalizações de VWs

OLD SCHOOLEste estilo tem como principal característica manter o modelo mais original possível, inclusive pintura, nem que não esteja em bom estado. E para dar o toque que caracteriza este estilo, Ele recebe rodas esportivas de liga-leve e o VW recebe uma rebaixada básica pra ficar mais estiloso.
RAT LOOK ou HOOD RIDE
Trata-se de veículos onde o estado de conservação da lataria já não é das melhores. Possuem pontos de ferrugem, pintura queimada e outros detalhes que poderiam considerá-los verdadeiras lata-velhas. Junte isso a uma suspensão literalmente pregada, e um motor preparado. O resultado dessa tendência nos faz perceber que existe beleza em veículos detonados.
GERMAN LOOK
No caso dos Fuscas e outros "Air Cooled", o German Look é basicamente modernizar o carro com componentes Porsche, Audi e Mercedes... esses carros possuem motor forte e visual racing. Usam-se rodas Vintage, Porsche e BBS, e possuem hábito de alargar essas BBS deixando bordas para fora. Geralmente os carros são socados, lisos e quase sem acessórios (muitos usam acessórios de época apenas).
G70's
Os tempos de ouro do FuscaAs exigências para fazer parte do G70's resumen-se em ter um veículo em bom estado, original ou com modificações e acessórios que existiam naquela época. E claro ser ano/modelo 1970 (segunda série) até 1979 (primeira série).
60'sPara participar desse movimento, é necessário ter um carro fabricado entre 1960 e 1970 (primeira série) e é primordial estar bem conservado e preservadas as características originais de fábrica. Alterações como insulfilm, rodas, bancos, pinturas extravagantes e motores mexidos, não fazem parte desse grupo.
CALIFÓRNIA LOOKExclusivo para refrigerados a ar, teve como influência as arrancadas Norte-americanas da década de 60, buscando a performance, porém sem excessos. Normalmente usando motores aspirados de altas cilindradas, normalmente acima de 2 litros. As rodas normalmente não ultapassam a tala de 5,5 pol, sempre da marca Empi, Speedwell ou BRM. Pneus sempre radial, na dianteira preferencialmente 135 SR15 mantendo a direção leve e na traseira 205 para melhorar a tração, ja que os motores ultapassem os 200cv. Suspensão dianteira mais baixa que a traseira. Acessórios originais de época, pintura em excelente estado, interior praticamente original, com alguns acessórios vintage, como volante, manopla de câmbio e instrumentos.
TUNING Estilo que consiste em alterar o estilo do carro a um nível extremo, costuma-se imprimir um toque pessoal de cada dono. O tuning é aplicável em quase todos os componentes do carro, como rodas, pneus, carroceria, motor, interior... Há quem gaste um valor acima até do valor do próprio carro.
Mas este estilo é o mais polêmico de todos, devido ao "mal gosto" de alguns proprietários que acabam descaracterizando o carro, devido ao fato de escolher equipamentos de péssima qualidade e até pelo excesso dos acessórios, devido a esse mal gosto surgiu o apelido "Xuning" a esses veículos mal personalizados.Exemplo de Xuning