quinta-feira, 15 de março de 2012

Ajuste da Correia do Dínamo/ Alternador do Fusca

Independente de se usar uma Dínamo ou um Alternador, o princípio de ajuste e função da correia é o mesmo.
correia do dínamo do fusca
A função da Correia é manter o Dínamo ou Alternador em movimento, a correia é ligada ao virabrequim por meiode uma polia e ao dínamo por meio de um polia menor, essa diferença de tamanho de polia é feita para que o dínamo tenha mais rotações por minuto que o virabrequin.
Com o Dínamo ou Alternador em movimento de rotação este entra em funcionamento, carregamento da bateria do automóvel, além disso na outra ponta do eixo do dínamo está ligado a Ventoinha, dentro da capela, em rotação a ventoinha mantém os cilindros ventilados.
Com o uso a correia irá se desgastando e ficando cada vez mais fina, assim ela pode ficar folgada na polia do dínamo, podendo patinar em acelerações mais fortes, o barulho característico da patinada da correia já é o indicio do seu ajuste.
Os itens constantes deste sistema são:
  • Correia;
  • Polia do Dínamo (parte interna e parte externa);
  • Polia do Virabrequin;
  • Porca da Polia do dínamo;
  • Arruela de aço;
  • Arruelas de ajuste (internas e externas);

Correia do Dínamo
O procedimento de ajuste é muito simples. A porca que prende a polia do dínamo deve ser solta para termos acesso a correia, use a chave de roda do carro, para travar a polia do dínamo, use uma chave de fenda grande.
Com a porca fora do lugar, já é possível retirar a correia, além das arruelas externas. Depois retire a metade exterior da poliado dínamo, após isso temos acesso as arruela interiores.
O processo de ajuste consiste em adicionar ou retirar arruelas interiores da polia, Com mais arruelas interiores as duas metades da polia se afastam e dão lugar a uma polia mais grossa (nova), com menos arruelas interiores as duas metades da polia se aproximam e prendem melhor uma polia mais gasta (usada).
Coloque a quantidade necessária de arruelas internas e proceda com a montagem no processo inverso. arruelas internas, metade externa da polia arruelas externas (as que sobraram) arruela de aço e porca.
Para saber quantas arruelas internas são necessárias não há outra forma, apenas montando tudo e testando a tensão da correia (entre 15 e 20 mm) se não ficar bom desmonta e começa novamente. 

Nenhum comentário: